FUNDAÇÃO INAUGURA NOVA SEDE DO MAIOR ACERVO SOBRE ENERGIA DO BRASIL

A cidade de Jundiaí vai abrigar o maior arquivo histórico sobre energia do Brasil. A inauguração da nova sede do Acervo da Fundação Energia e Saneamento no centro de Jundiaí (Rua Barão de Jundiaí, 202) acontece no próximo dia 1º de dezembro, sábado, com a realização da palestra “O mistério dos arquivos”. Com início às 10 horas, a ação visa apresentar ao público como funciona a pesquisa em acervos públicos e privados e revelar alguns documentos históricos curiosos guardados no arquivo em Jundiaí. Visitas ao NDP, que irá funcionar de segunda a sexta-feira, são realizadas somente mediante agendamento (contatos abaixo).

A palestra, gratuita, será conduzida pela arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, responsável pela coordenação do acervo histórico da  Fundação.  A ideia é transmitir, também, quais são os instrumentos utilizados na exploração de informações e como o apoio à pesquisa da Fundação Energia e Saneamento pode auxiliar na extração de conteúdos.

“Ao longo de 20 anos de Fundação, mais de 6 mil pesquisadores passaram pelo nosso acervo. É interessante ressaltar que recebemos não só interessados em pesquisas na área de energia e saneamento, mas a temas ligados ao processo de urbanização e industrialização do Estado de São Paulo. Abordaremos os trabalhos mais interessantes, relevantes e curiosos que atendemos”, adianta Maria Fernanda.

A ação é aberta ao público em geral e é necessário realizar inscrição pelos telefones 11 3395-5508 (Jundiaí) e 11 3224-1489 (São Paulo) ou através do e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

Documentos históricos serão apresentados durante a palestra que ocorrerá na sede do acervo, localizado no edifício de uma antiga subestação transformadora de energia, do início do século 20, no Centro de Jundiaí. Entre os itens que serão revelados ao público, destacam-se imagens e documentos antigos de Jundiaí e região.

Formado pela documentação das empresas de energia paulistas, havendo também coleções particulares reunidas por profissionais que atuaram no setor de energia e de saneamento, o acervo da Fundação Energia e Saneamento integra um vasto patrimônio histórico gerado ao longo de mais de 100 anos de implantação e desenvolvimento da energia elétrica no país. É composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século 19.

Com acesso totalmente gratuito, o acervo, agora instalado em Jundiaí,  recebe a visita, anualmente, de dezenas de pesquisadores nacionais e estrangeiros, oferecendo o atendimento e cessão de documentação e imagens. Uma extensão do Acervo na sede da Fundação, em São Paulo, no bairro dos Campos Elíseos, continuará a atender a pesquisadores na Capital. Para o acesso ao acervo é necessário o agendamento pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br ou através dos telefones (11) 3395-5508 e (11) 3224-1489. 

Para além do espaço físico, interessados de outros Estados podem conferir parte do acervo, digitalizado, no www.energiaesaneamento.org.br/acervo .

O TRATAMENTO E A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS

O prédio que comporta os arquivos históricos conta com uma equipe fixa em Jundiaí que garante o tratamento dos itens do acervo. Mapas, livros, fotografias, plantas, documentos textuais, audiovisuais, entre outros, recebem cuidados que envolvem ações de preservação, estabelecendo a rotina de observação e controle de temperatura e umidade, avaliação do estado de conservação e higienização.

“Todo esse trabalho de tratamento e proteção dos arquivos também garante o acesso do público aos documentos do acervo, permitindo que livros, mapas, documentos textuais, estejam  em condições de serem expostos”, finaliza Maria Fernanda.