Quem somos

Nesta página você encontrará:

A Fundação

Missão, Visão, Valores e Propósito

Linha do Tempo

Estatuto

Estrutura Organizacional

A Fundação Energia e Saneamento é memória viva e existe para inspirar as pessoas sobre a importância da água e da energia para a vida!

A Fundação começou em 1998. Na época, as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas e o governo estadual paulista optou por criar uma instituição independente para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Nascia a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, entidade privada e sem fins lucrativos.

Em 2004, a organização incorporou a temática do saneamento à sua missão. Assim surgiu o nome Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento ou, simplesmente, Fundação Energia e Saneamento.

A Fundação atua desenvolvendo projetos culturais e educativos que contribuem para a democratização do acesso ao patrimônio cultural, visando o fortalecimento da cidadania e o uso responsável dos recursos naturais.

Acervo e Patrimônio

O acervo da Fundação Energia e Saneamento, um dos maiores do Estado de São Paulo, é composto por documentos relacionados à história da energia, da tecnologia e do desenvolvimento urbano e industrial. São mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 4.050 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca (a maior do Brasil especializada no tema energia), além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.

A instituição guarda, também, um rico patrimônio arquitetônico e ambiental, formado por edificações históricas e ecossistemas naturais. São quatro Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí.

Propósito


Inspirar pessoas sobre o valor da água e energia para a vida!

Missão


Preservar e garantir o acesso ao acervo sob a sua guarda e o patrimônio cultural da energia e saneamento para construir sociedades sustentáveis.

Visão


Ser referência em sua missão e em seu propósito, manter uma relação ativa com as comunidades e a sociedade, sendo reconhecida pelos investidores e parceiros estratégicos, visando sua sustentabilidade.

Valores


Ética, democracia, sustentabilidade, boas práticas e inclusão. 

Estatuto Social da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento Clique aqui

Estrutura Organizacional

Conselho de Administração
Presidente – Claudinéli Moreira Ramos  
Vice-Presidente – Mariana de Souza Rolim 

Empresas mantenedoras patrocinadoras e parceiras
Cairê Moura Franco | EMAE
Danillo Sene | ENEL
Ovidio Joaquim dos Santos Junior | CESP
Renato Erdmann Gonçalves | SABESP

Comunidade com notória capacidade
Claudinéli Moreira Ramos
Mariana de Souza Rolim
Salete Viana da Hora
Sueli Angelo Furlan

Representante dos empregados da Fundação Energia e Saneamento
Mariana de Andrade Dias da Silva

Conselho Consultivo
Gildo Magalhães dos Santos Filho
Mario Luiz do Nascimento Oliveira
Renato de Oliveira Diniz
Sergio Augusto de Arruda Camargo

Conselho Fiscal
Camila Vannozzi Marques | CESP
Daniel Jesus de Lima | EMAE
Francisco José Cavalcante | SABESP

Diretoria Executiva
Rita de Cassia Martins Souza