INCÊNDIO NA REGIÃO DE SALESÓPOLIS REFORÇA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A Fundação Energia e Saneamento, gestora da unidade do Museu da Energia em Salesópolis, trabalha em prol da conscientização da fauna e flora da região.

Na última terça-feira, 20/07, por volta das 17h a área do reservatório da unidade do Museu da Energia de Salesópolis foi acometida por um incêndio. Esta parte normalmente não possui circulação de pessoas. O fogo se apagou sozinho e foi extinguido quando chegou próximo a água do brejo, caso contrário, o dano seria maior. O motivo do incêndio ainda é desconhecido. Placas informativas acerca da área de proteção foram arrancadas, e os bloqueios de acessos também foram quebrados, possivelmente por vândalos.

O brejo atingido possui grande importância ambiental por abrigar o famoso bicudinho-do-brejo-paulista, entre outras aves nativas da região, que são criticamente ameaçadas de extinção. Área esta, que o Museu da Energia de Salesópolis realizava, antes da pandemia, o Festival Bicudinho-Do-Brejo-Paulista, com o objetivo de ampliar a prática do birdwatching e enobrecer a espécie na região.

“Essa situação é muito preocupante! Estamos falando de uma área de preservação, que tem uma relevância ambiental para nós, população, e também para fauna e flora da região. O bicudinho-do-brejo-paulista é uma ave bioindicadora de um ambiente sadio, é uma ave endêmica, de grande importância. Não podemos aceitar essa perda do patrimônio ambiental. Sabemos que, perante a lei, provocar incêndios é um crime. Esse incêndio criou um impacto negativo, sem reparos. Nos preocupa essa prática! Nós reforçamos a importância da conscientização da nossa área verde, que precisa ser preservada”, afirma a coordenadora da unidade, Simone Villegas.
 
Recentemente, a unidade museológica completou 21 anos de história, em que celebrou  as ações educativas que buscam levar à comunidade debates e reflexões importantes sobre o valor da água e da energia para a vida, além de ressaltar a importância da educação ambiental para a construção de um futuro mais sustentável e acessível para todos.

A Fundação Energia e Saneamento, gestora das unidades do Museu da Energia em Salesópolis, Itu e São Paulo, continua aberta e em busca de possíveis parcerias e patrocínios de empresas e instituições interessadas e comprometidas com os princípios da cultura e preservação do patrimônio histórico e ambiental, de forma a monitorar e proteger ambientes que fazem parte da vida humana.