MUSEU DA ENERGIA PARTICIPA DA 16ª PRIMAVERA DOS MUSEUS COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA

O Museu de Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis participa da 16ª Primavera dos Museus com uma programação gratuita, entre os dias 19 e 25 de setembro. O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece todo ano no início da primavera, com o objetivo de divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e a relação dos museus com a sociedade. 

Neste ano, que marca o bicentenário da independência do Brasil, a Primavera dos Museus sugere uma reflexão sobre a independência do país, sob a ótica dos brasileiros que viveram e fizeram a história do Brasil.  O tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Em 2022, o Brasil relembra essa história, a partir de imagens e vestígios, muitos dos quais preservados em museus, que nos permitem conhecer aquele passado e construir outros olhares sobre tal fato histórico. Pela diversidade cultural e a pluralidade de experiências que o tema propicia é possível também identificar e resgatar neste momento personagens, memórias, contextos e histórias não contadas que merecem ser conhecidas e lembradas.

O Museu da Energia de São Paulo realiza no dia 22 (quinta-feira) uma live no YouTube: https://www.youtube.com/MuseudaEnergia com o pesquisador e historiador Luís Fernando Simões Moraes, às 11h em uma conversa sobre as origens do bairro Campos Elíseos, conhecido no passado por ser um reduto da elite cafeicultora, mas que desde a sua formação foi ocupado por diversos grupos sociais. A unidade foi construída entre 1890 e 1894 no famoso bairro, quando o endereço era o mais sofisticado da cidade de São Paulo.

Já no Museu da Energia de Itu, o público poderá visitar gratuitamente as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “Fragmentos do Cotidiano”, do dia 20 ao dia 24, das 10h às 17h. Outra atração será a mediação em LIBRAS da exposição “Fragmentos do Cotidiano”, com prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu em 1999 revelam, por meio de seus vestígios, o cotidiano dos moradores e traços do antigo jardim do sobrado que hoje abriga este espaço cultural. No dia 24, das 15h às 16h30 a medição “Sentindo o Museu”, a partir das exposições da unidade e uma intervenção teatral, os visitantes terão uma experiência sensorial, mediante a estimulação dos órgãos dos sentidos, associando os  percepção do ambiente no qual estarão inseridos, através de atividades sensoriais atribuídas a mediação ligada ao contexto histórico  do espaço. Para esta atividade será necessário fazer uma inscrição prévia no link: https://forms.gle/6SvxE8tkiDrU1iRD6 .

E na unidade de Salesópolis, destaque para o espetáculo teatral, “Transformando Vidas, um dia, um Rio”, que será no dia 22, às 19h. A peça tem como objetivo convidar as crianças a construírem um vínculo afetivo com a história narrada pelo personagem rio, e a percorrerem as águas da imaginação em reflexões muito importantes: Quantos outros rios também sofrem assim? Será que somente os peixes são afetados com as águas poluídas? Além disso, tem como objetivo criar um poema cênico que percorra esse campo imagético contundente da destruição ao sonho do rio; uma narrativa conduzida essencialmente pela música e pela relação corpo e espaço, em que a palavra é convidada para compor o imaginário como mais um elemento do jogo cênico que não se sobrepõe aos demais.

O espetáculo teatral acontece por meio de uma parceria com a ONG Contagie Kairós, local onde acontecerá a apresentação na Rua João Miguel, 545 em Salesópolis.