MUSEU DO CAFÉ, EM RIBEIRÃO PRETO, RECEBE EXPOSIÇÃO “BELLE ÉPOQUE NA GAROA”

De 17 de setembro a 16 de outubro, o Museu do Café Francisco Schmidt, em Ribeirão Preto – SP, recebe a exposição “Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade”. A mostra, produzida pela Fundação Energia e Saneamento, retrata os desdobramentos da chamada belle époque na Capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas no início do século 20.

Com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Marcia Camargos, os painéis da exposição destacam, entre outras, a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924.

Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

A ação é uma realização da Fundação Energia e Saneamento, da Associação Paulo Duarte, do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – Regional de Franca, com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O Museu do Café fica na Avenida Prof. Dr. Zeferino Vaz, S/N, e funciona de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. Informações pelo telefone (16) 3633-1986.