NA SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS, FUNDAÇÃO PROMOVE OFICINA “MEMÓRIA DA FAMÍLIA”

No dia 8 de junho (sábado), a Fundação Energia e Saneamento promove a Oficina “Memória da Família” na sua sede na Capital (Alameda Nothmann, 184). O workshop gratuito será conduzido por profissionais da área de HistóriaMuseologia e Pesquisa Genealógica e apresentará caminhos para o resgate de memórias familiares, utilizando diversas ferramentas como a memória coletiva, história oral, pesquisa em acervos, genealogia e storytelling. A ação integra a programação oficial da 3ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa.

Pela manhã, entre as 10h30 e 12 horas, os historiadores Gustavo Sanches e  Marcelo Bogaciovas, e a museóloga Juliana Monteiro apresentarão as diferentes ferramentas de resgate de memória familiar. À tarde, das 13 às 15 horas, os participantes serão convidados a realizar um roteiro de storytelling em grupo, com a orientação da historiadora Danieli Giovanini, que atua na área de apoio à pesquisa da Fundação. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br

Conheça os palestrantes abaixo:

Danieli Giovanini é historiadora pela USP e Especialista em Gestão da Comunicação Integrada pelo Centro Universitário SENAC. Integra a equipe da Fundação Energia e Saneamento como Analista de Documentação e Pesquisa.

Gustavo Sanchez é historiador pela USP e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC, com diversos trabalhos publicados no âmbito da História Oral. É sócio fundador e diretor da Ação & Contexto, com atuação no campo da comunicação, cultura e educação.

Juliana Monteiro é museóloga pela UFBA, com especialização em Gestão Pública pela FESP-SP e Mestre em Ciência da Informação pela USP. Atua na área de gestão de coleções e leciona sobre documentação e bancos de dados para museus  no curso técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude. 

Marcelo Bogaciovas é Mestre em História Social pela USP, paleógrafo, sócio-fundador da ASBRAP – Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, membro da Associação Portuguesa de Genealogia e do Instituto Português de Heráldica. Editor da Revista da ASBRAP.

Semana Nacional de Arquivos

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. Em 2019, o tema do evento é “Desenhando Arquivos”, com a intenção de colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, com vistas a integrar a sociedade promovendo um sentido de pertencimento. 

Além da oficina aberta ao público, a Fundação promoverá ações nas suas redes sociais além de um evento de memória intitucional com os seus colaboradores.