Oficinas Ciclo SISEM 2026: Acompanhe as oficinas até aqui!

O Ciclo de Oficinas SISEM 2026 teve início nos dias 10 e 13 de junho, no Museu das Culturas Indígenas, reunindo profissionais de museus de diversas regiões do Estado de São Paulo. A primeira formação abordou o tema “Entendendo o orçamento do museu”, ministrada por Luiz Antonio Bergamo, diretor administrativo-financeiro da ACAM Portinari.

Além da capacitação, os participantes realizaram uma visita mediada pelos mestres de saberes Emerson Baré e Fitsaká Pankararu, acompanhados por Aluari Mehinako e Mahi Trumai Waura, estagiários do educativo do museu. A atividade proporcionou uma imersão nas exposições, nas línguas originárias e na diversidade cultural dos povos indígenas.

A programação teve continuidade nos dias 25 e 27 de junho, no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), com a oficina sobre “Introdução à curadoria” conduzida por Marco Moraes, coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da FAAP. Já a tarde, o percurso conduzido pelas áreas administrativas do museu foi feito por Laura Suzana Rodríguez, coordenadora de Curadoria e Acervo. Por fim, uma fala e apresentação da exposição “A Formação do Artista” foi feita por Marcos de Oliveira Costa, coordenador de Arquitetura e Urbanismo da FAAP-SP.

Promovido pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM), programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Fundação Energia e Saneamento (FES), o ciclo seguirá até setembro de 2026, em parceria com museus de referência que receberão novas oficinas e atividades formativas em diferentes regiões do Estado.

Confira abaixo fotos das oficinas:

Museu das Culturas Indígenas

MAB FAAP:

Nos siga no Instagram @museudaenergia para acompanhar mais de perto cada oficina!