Parceria entre Museus da Energia e Reciclus leva atividades gratuitas para estudantes de escolas públicas de São Paulo

A Fundação Energia e Saneamento promove uma série de ações para celebrar o mês do meio ambiente, em junho, nos Museus da Energia de São Paulo e Itu, em parceria com a Reciclus, associação sem fins lucrativos responsável pela logística reversa de lâmpadas fluorescentes. As atividades incluem uma live, no dia 21, sobre educação ambiental, e visitas gratuitas de estudantes aos museus, no dia 22, que vão mobilizar mais de 200 alunos de escolas públicas de ensino fundamental das duas cidades, para debater a importância de cuidar do meio ambiente.

As ações em parceria com a Reciclus complementam a programação que está sendo realizada este mês nos três museus da Fundação Energia e Saneamento, São Paulo, Itu e Salesópolis, em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. 

No passeio aos Museus, os alunos vão receber cartilhas educativas da Reciclus, além de outros materiais gratuitos com o objetivo de oferecer um dia de diversão e conhecimento. Serão 80 alunos da escola Escola Estadual República da Bolívia, de São Paulo e 131 da escola Emef. Profª Carolina De Moraes Macedo de Itu.

A live acontece no dia 21, às 10h, com participação do  professor de Biologia e Youtuber Samuel Cunha, que já contribui com conteúdos educativos para estudantes em todo o país, com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. A conversa terá mediação da assistente do Museu da Energia de São Paulo, Amanda Macedo, e será aberta a todos os interessados, que poderão acompanhar o bate-papo no canal do Museu da Energia no YouTube. A live intitulada “Guardiões da natureza: como salvar o planeta?” pretende receber perguntas dos interessados em aprender e contribuir no debate.

A parceria entre a Fundação Energia e Saneamento e a Reciclus surgiu do interesse da associação pelo trabalho de divulgação científica e educação de excelência realizado pelos Museus da Energia. Com a iniciativa, a Reciclus busca aproximar cada vez mais os estudantes de ensino fundamental I sobre os cuidados no descarte adequado de lâmpadas fluorescentes e outros resíduos.

A Logística Reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios para viabilizar a coleta, armazenamento e destinação ambientalmente correta de resíduos, com o objetivo de retorná-los ao início da cadeia produtiva, evitando a extração de recursos naturais.