PROGRAMAÇÃO – LIVES DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Entre os dias 07 e 11 de junho, a Fundação Energia e Saneamento, gestora das unidades do Museu da Energia, apresenta uma série de lives com especialistas convidados nas temáticas de meio ambiente, recursos hídricos e gestão de arquivos.

As lives acontecem sempre no  YouTube do Museu da Energia – clique aqui e aproveite para se inscrever no canal e ativar o sininho das notificações. Assim você será lembrando minutos antes dos bate-papos inéditos!  Confira a programação completa:

• 5ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS: Anualmente, a Fundação Energia e Saneamento participa do evento que envolve instituições de todo o Brasil. A Semana Nacional de Arquivos tem como propósito aproximar as instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. O tema deste ano é Empoderando Arquivos.

LIVE – 07/06 – Segunda às 16h30 | Tema: Inteligência Competitiva e os Arquivos 

Convidadas: Marcia Pazin – professora Doutora do curso de Arquivologia na UNESP Marília e Maria Fernanda Mendes e Freitas, arquivista com especialização em Inteligência de Mercado pelo SENAC.

LIVE – 11/06 – Sexta às 16h30  | Tema: Conservação e Preservação de Fotografias na Era Digital

Convidadas: Luciana Amaral – mestre em Ciência da Informação – ECA USP, professora Bacharelado em Fotografia no SENAC e Diretora da Imagem & Informação e Telma Madio – professora Doutora do curso de Arquivologia da UNESP Marília.

 • A ÁGUA QUE VOCÊ NÃO VÊ:  O Brasil é privilegiado quando o assunto é recursos hídricos, sendo um dos maiores detentores de água do mundo. E, ao mesmo tempo, é um dos que mais a desperdiçam. Como forma de conscientizar a sociedade com relação à questão hídrica, o Museu da Energia de Itu preparou uma série de lives com especialistas sobre água virtual, a água “invisível” consumida por todos.

LIVE – 08/06 – Terça às 10h | Tema: Água Virtual

Convidado: Ricardo Ojima – Cientista social, mestre em sociologia e doutor em Demografia pela Unicamp.

LIVE 09/06 – Quarta às 10h | Tema: Água não é Mercadoria

Convidado: Gabriel Gonçalves – Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e movimentos sociais. Doutorando em Geografia  PPG-FCT/UNESP.

 LIVE – 10/06 – Quinta às 10h |  Tema: Gestão Hídrica

Convidado: Amauri Pollachi – Graduado em Engenharia Mecânica e em História pela Universidade de São Paulo; Mestrando em Planejamento e Gestão de Território na Universidade Federal do ABC.

 • MEIO AMBIENTE:   Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Museu da Energia de Salesópolis propõe chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente, além de informar sobre o que é e qual a importância da compostagem e da destinação correta de resíduos orgânicos.

LIVE – 08/06 – Terça às 10h | Tema: Recursos Orgânicos e Compostagem

Convidada: Deise Martins – Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui 12 anos de experiência com elaboração e implantação de sistemas de compostagem em pequena e larga escala. É Sócio Fundadora da Preserve Serviços Ambientais, onde atua como Consultora de Compostagem.

Após o bate-papo será divulgado a data e horário da Oficina Gratuita: “Composteira Doméstica”. A atividade tem como objetivo divulgar práticas sustentáveis e demonstrar alternativas viáveis de destinação correta de resíduo não-reciclável doméstico, através de um passo a passo da construção, modo de utilizar e alimentar uma composteira.