Museu da Energia recebe exposição internacional que convida o público a percorrer as terras incógnitas da América Latina

Transeuntis Mundi – Deriva 033 estreia em 15 de janeiro de 2026 com uma experiência imersiva que combina arte, tecnologia e memória.

Transeuntis Mundi – Deriva 033: Terras Incognitas estreia nesta quinta-feira 15 de janeiro e tem como ponto alto o concerto performático no sábado, 17 de janeiro

O Museu da Energia de São Paulo, espaço cultural da Fundação Energia e Saneamento (FES), localizado no centro da capital paulista, recebe a exposição internacional Deriva 033: Terras Incognitas, do Projeto Transeuntis Mundi, que já passou por cidades como Nova York, Londres e Rio de Janeiro e foi vivenciado por mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo. 

Com visitação gratuita e concebida a partir do princípio da democratização do acesso à cultura, a mostra propõe uma viagem transensorial que articula arte, tecnologia, memória e acessibilidade, com intérprete de Libras em atividades educativas e visitas guiadas, visitas acessíveis semanais com Libras, conteúdos sensoriais e linguagem multimodal, além de ações educativas, como um workshop para professores, que acontece no dia 16 de janeiro, com foco em práticas pedagógicas, arte, tecnologia e acessibilidade.

Semana de abertura

A programação de abertura acontece entre 15 e 17 de janeiro e contará com atividades especiais para público, imprensa, educadores e convidados:

15/01 às 12h – Abertura ao público em geral

16/01 às 10h – Workshop para professores, com intérprete de Libras (mediante inscrição prévia pelo link: www.instituto.transeuntismundi.com/saopaulo2026

17/01 às 15h – O Concerto de abertura é uma apresentação performática ao vivo que explora a linguagem sensorial compartilhada entre arte visual e música, combinando interação humana e inteligência artificial na criação artística a partir de fotografias, cinema, sons e música.

A exposição

A exposição propõe uma experiência imersiva e inclusiva que integra realidade virtual e aumentada, fotografia, instalação sonora, projeções audiovisuais, poesia e ambientes interativos, convidando o público a percorrer territórios simbólicos, históricos e contemporâneos da América Latina, a partir da noção de terra incognita, expressão utilizada nas antigas cartografias para designar regiões ainda desconhecidas.

O projeto é assinado pelos artistas e pesquisadores Cândida Borges (Brasil) e Gabriel Mario Vélez (Colômbia), ambos doutores em artes, com trajetória acadêmica e artística internacional. Um dos principais desafios da dupla é transportar o público, por meio da arte e da tecnologia, para diferentes tempos e lugares, instigando uma experiência de reconhecimento do outro e de si mesmo.

A nova obra

A realização da exposição no Museu da Energia de São Paulo integra a programação cultural da FES, que atua na preservação do patrimônio histórico, na difusão cultural e na reflexão sobre as transformações dos territórios e da sociedade contemporânea.

Em Deriva 033: Terras Incognitas, Transeuntis Mundi se debruça sobre os territórios que compõem a América Latina, abordando os processos históricos de colonização, migração, diáspora e miscigenação cultural. A obra articula narrativas visuais e sonoras captadas em diferentes regiões do continente para construir uma cartografia sensível, não geográfica, mas humana e cultural.

Imersão, interatividade e acesso

Além das experiências em realidade virtual e aumentada, a exposição inclui uma instalação sonora imersiva, composta a partir de paisagens sonoras, vozes, ambientes urbanos e naturais dos territórios retratados. Os sons se transformam continuamente, criando uma experiência viva e mutável, que se reconfigura a cada visita.

A obra também pode ser acessada em formato online, por meio da plataforma digital do Instituto Transeuntis Mundi, ampliando o alcance do projeto e permitindo que a experiência presencial e virtual dialoguem e se complementam.

Acessibilidade e diversidade

O projeto tem como princípio a democratização do acesso à cultura. Por meio de tecnologias emergentes, recursos digitais e ações educativas, a exposição amplia a acessibilidade para diferentes públicos, incluindo pessoas com deficiência. A experiência é também multilíngue, incorporando idiomas e expressões locais das cenas retratadas, reforçando a vivência da transculturalidade como experiência sensorial e simbólica.

“Mesmo em um mundo amplamente mapeado, seguimos atravessando terras incognitas; internas, coletivas e culturais. A arte tem a capacidade de tornar visível aquilo que permanece oculto e de provocar novos modos de escuta, empatia e pertencimento”, afirma Cândida Borges.

Para a Fundação Energia e Saneamento (FES), receber a exposição no Museu da Energia de São Paulo reforça o papel da instituição como espaço de reflexão sobre os territórios e suas transformações. “Ao acolher Transeuntis Mundi, o Museu da Energia de São Paulo amplia o diálogo entre cultura, ciência e território, convidando o público a refletir sobre os caminhos que moldam nossas identidades e sobre a relação entre ação humana e transformação dos espaços”, destaca Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho de Administração da FES.

Pesquisa e trajetória internacional

Lançado em 2019, o projeto Transeuntis Mundi já foi apresentado em museus, festivais e instituições culturais de países como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, China e Colômbia. Foi indicado a cinco prêmios internacionais, percorreu 12 países e já recebeu mais de 25 mil visitantes presenciais, além de amplo alcance digital.

Essa exposição é uma iniciativa do Instituto Transeuntis Mundi, selecionada no programa PNAB do Governo do Estado de SP para financiamento desse evento. Uma realização da Criarte Casa de Arte e Cultura, Pink Pineapple Produções e Fundação da Energia e Saneamento.

Serviço

  • Exposição Transeuntis Mundi – Deriva 033: Terras Incognitas
  • Período de exibição: 15/01 a 14/02 de 2026
  • Abertura ao público: 15/01 às 12h
  • Concerto perfomático: 17/01 às 15h
  • Workshop para professores: 16/01, às 10h, com intérprete de Libras. Inscrições pelo site abaixo.
  • Visitas guiadas acessíveis: Todas as quintas-feiras, às 10h30, com intérprete de Libras- mediante inscrição pelo site.
  • Local: Museu da Energia de São Paulo
  • Endereço: Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos – São Paulo (SP)
  • Funcionamento: Quinta a sábado, das 10h às 17h (última entrada às 16h30)
  • Entrada: Gratuita
  • Mais informações e inscrições:  www.instituto.transeuntismundi.com/saopaulo2026  
  • Contato: saopaulo@museudaenergia.org.br
  • Visitação online:  www.transeuntismundi.com/webderiva033