SALESÓPOLIS ABRIGA SEGUNDA EDIÇÃO DO “FESTIVAL BICUDINHO-DO-BREJO-PAULISTA”

Nos dias 20 e 21 de outubro, Salesópolis vai abrigar a 2ª edição do FESTIVAL BICUDINHO-DO-BREJO-PAULISTA, com a realização de palestras, oficinas, sorteio de brindes e saídas a campo para observação de aves. Com apoio do Museu da Energia, as atividades são gratuitas e voltadas ao público em geral. O evento visa destacar o potencial da cidade do Alto Tietê para o ecoturismo e a prática da observação de aves, apresentando a diversidade da avifauna local, que integra, entre as suas espécies, o bicudinho-do-brejo-paulista, ave endêmica da região.

Umas das atrações do festival será a ação “Passarinhando no Museu”, a ser realizada no Museu da Energia. O FESTIVAL BICUDINHO-DO-BREJO-PAULISTA: Um olhar para as aves de Salesópolis é uma realização do Clube de Observadores de Aves de Salesópolis e Região (COA Salesópolis) e Associação Pró-Turismo de Salesópolis (Protur), com apoio do Museu da Energia de Salesópolis e da Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 20/10/2018

PASSARINHANDO NO MUSEU “CONHECER PARA PRESERVAR”
Local: Museu da Energia (Estrada dos Freires, km 6, Freires).
8 horas Café comunitário.
9 horas Saída para observação de aves pelas trilhas do Museu da Energia.
11h30 Bate-papo com o observador de aves João Paulo de Souza da Rosa. Engenheiro civil de formação, João Paulo mudou de profissão para cursar Biologia e, hoje, reúne sua paixão pela fotografia de natureza com os conhecimentos técnicos na prática de birdwatching.

AVESBIER
Local: Estância Choperia e Pizzaria (Rua Pedro Rodrigues de Camargo, 111, Centro).
19 horas Noite de confraternização dos observadores de aves e amantes da natureza.

DOMINGO, 21/10/2018

FESTIVAL BICUDINHO-DO-BREJO-PAULISTA
Local: Casarão do Café (Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, km 106).
8 às 16 horas feira de artesanatos
8 horas Café “da Roça”.
09h30 Saída para observação de aves pelas trilhas do Casarão.
09h30  Oficina: “Marcadores de Páginas“, com a artista, ilustradora científica, educadora ambiental, botânica e naturalista Cristiane Gardim. Apaixonada pela natureza, Cristiane representa a fauna e a flora em seus desenhos, aplicando diferentes técnicas que serão apresentadas no workshop.
12h30 Almoço
14 horas Palestra 1: “Conservação do bicudinho-do-brejo-paulista na Região Metropolitana de SP“, com Karlla Barbosa. Bióloga e mestre em conservação ambiental e sustentabilidade, Karlla é doutoranda em zoologia e coordenadora de projetos na SAVE Brasil, que engloba ações voltadas ao bicudinho-do-brejo-paulista.
15 horas Palestra 2: “Fauna Silvestre do Alto Tietê: desafios na preservação“, com Jefferson Renan de Araújo Leite. Médico Veterinário do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Jefferson é pós-graduado em Saúde Pública, Perícia Médica Veterinária e pós-graduando em Clinica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens e Exóticos.
16 horas Encerramento e sorteio de brindes.