Viaduto do Chá, 130 anos: primeira reforma garantiu a passagem de bondes elétricos

No próximo dia 6 de novembro, o Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, completa 130 anos, e a Fundação Energia e Saneamento, detentora de um dos maiores acervos do Estado, preserva imagens históricas dessa estrutura icônica da capital, incluindo registros das primeiras reformas do viaduto original.

A primeira versão do viaduto, inaugurado em 1892 em estrutura metálica, possuía cobrança de pedágio no valor de três vinténs. A taxa deixou de ser cobrada em 1896, depois de muita reclamação popular. Em 1902, o viaduto passou pela sua primeira modificação, uma reforma estrutural para suportar a passagem dos bondes movidos a eletricidade, transporte público inovador para a época.

Com o tempo, a estrutura foi se mostrando fraca para acompanhar o aumento da circulação de automóveis, inclusive apresentando tremores que assustavam os transeuntes. Assim, em 1936 foi iniciada a construção de um novo viaduto, ao lado do original. Dessa vez, o material utilizado foi o concreto armado, mais durável e resistente. O novo Viaduto do Chá foi inaugurado em abril de 1938 e o original foi demolido logo depois.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Programação Museu da Energia de Portas Abertas

Visitas a ricos acervos, oficinas das mais variadas atividades e exposições recheiam a programação do Museu da Energia de Portas Abertas, em novembro, evento realizado anualmente pelas unidades do Museus da Energia, geridos pela Fundação Energia e Saneamento. O projeto promove, democratiza e amplia o acesso da comunidade a ações artísticas e educativas nos dias 18 e 19 em São Paulo e 25 e 26 em Itu. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Siga nas redes Sociais

  • https://www.facebook.com/redemuseudaenergia
  • https://www.instagram.com/museudaenergia/
  • https://www.youtube.com/c/museudaenergia