FAZENDO A DIFERENÇA: UM EXEMPLO DE QUE É POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO TERRITÓRIO

Fazendo a Diferença na prática, projeto realizado entre setembro e dezembro de 2020 mobilizou municípios brasileiros. Crédito: Divulgação

COMUNIDADE

Fazendo a Diferença: um exemplo de que
é possível a transformação socioambiental
do território

Fazendo a Diferença finaliza sua primeira etapa em 2020, após a conclusão das oficinas gratuitas oferecidas para a população de Chavantes – SPRibeirão Claro – PR e Carlópolis – PR, relacionadas ao consumo consciente de energia, manejo de água, produção de alimentos, tratamento de resíduos sólidos e implementações das tecnologias ambientais de baixo custo.

A iniciativa que consiste em criar um processo de mobilização social e educação ambiental é realizado pela Fundação Energia e Saneamento em parceria com o Transforma Aí, e patrocínio da CTG Brasil.

Para Elizangela Didoné, fundadora de uma ONG de proteção animal em Chavantes, os workshops oferecidos foram essenciais, principalmente a implementação do “Sistema de Coleta e Armazenamento de Água da Chuva”, visto o desafio das constantes secas que ocorrem no município.

“Logo pensei, a gente pode fazer uma captação de água tanto para a limpeza, quanto para uso nos animais. O problema da falta de água é constante aqui, principalmente em períodos
de seca.”

Já para Aparecida Donizete Ruvina, proprietária de uma pousada rural em Ribeirão Claro, a oficina prática “Aquecedor Solar de Baixo Custo” foi importante para o seu negócio.

“Agora eu consigo ter mais ambientes para os clientes. Aplicar essas tecnologias vai contribuir muito para
o turismo local.”

Helena Maria Batista Santos, Diretora de Escola Infantil em Carlópolis, comenta a relevância da implementação do “Espiral de Ervas”, que serve de inseticida natural para a horta.

“O que nós estamos trazendo aqui com a permacultura é uma arte. A arte de mexer com a terra, a arte da observação, a arte da biodiversidade, que são os elementos naturais, que tanto nos presenteia todos os dias”, conclui.

Para saber mais sobre o projeto Fazendo a Diferença, acesse: energiaesaneamento.org.br